Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP)

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) é considerada a maior competição estudantil do mundo, contando com a participação de mais de 18 milhões de alunos em todo o país. Ela foi criada com o intuito de identificar o talento dos estudantes e estimulá-los a desenvolverem suas habilidades, incentivando o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

Para participar, é necessário que a escola efetue a inscrição através do site oficial da olimpíada. Não há nenhum custo para as escolas públicas, entretanto, para as escolas particulares há uma taxa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de alunos inscritos.

A OBMEP é aberta aos alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, matriculados em escolas públicas ou particulares de todo o Brasil. Para fins de competição, os estudantes são divididos nos seguintes níveis:

• Nível 1: 6.º e 7.º ano do Ensino Fundamental.
  • Nível 2: 8.º e 9.º ano do Ensino Fundamental.
  • Nível 3: 1.ª à 3.ª série do Ensino Médio.

A competição é dividida em duas fases:

• 1.ª fase: 20 questões de múltipla escolha, com duração de 2 horas e 30 minutos.
  • 2.ª fase: 6 questões dissertativas, com duração de 3 horas.

Cabe a cada escola cuidar da aplicação da 1.ª fase, da correção e do envio dos cartões respostas. Os estudantes que tirarem as maiores notas serão classificados para a 2.ª fase, seguindo a ordem decrescente das pontuações, até que se preencha o número total de vagas disponíveis por nível, para cada escola.

A partir das pontuações obtidas na 2.ª fase da OBMEP, os estudantes que mais se destacarem dentro de seus níveis serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, juntamente com menções honrosas. A premiação ocorre de modo distinto entre as escolas públicas não seletivas, escolas públicas seletivas e escolas particulares:

• Não seletiva: o processo de entrada se dá apenas com a matrícula.
  • Seletiva: há um processo de seleção, seja por prova ou concurso.
  • Particulares: há uma mensalidade a ser paga.

Dessa forma, um estudante compete apenas com outros estudantes que pertençam a escolas do mesmo tipo que a sua.

Para escolas particulares, em âmbito nacional, a premiação ocorre da seguinte forma:

• Nível 1: 25 medalhas de ouro; 75 medalhas de prata; 225 medalhas de bronze.
  • Nível 2: 25 medalhas de ouro; 75 medalhas de prata; 225 medalhas de bronze.
  • Nível 3: 25 medalhas de ouro; 75 medalhas de prata; 225 medalhas de bronze.

Também serão entregues 1900 menções honrosas para cada nível.

Os medalhistas na OBMEP são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aos estudantes a chance de aprofundar o seu conhecimento em Matemática. Os alunos do PIC têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela OBMEP, com tarefas e materiais didáticos próprios, pensados especialmente para os alunos em diferentes níveis de preparação.

Os 300 estudantes com melhor desempenho na OBMEP, dentro do seu nível, serão convidados para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Veja algumas de nossas notícias sobre a olimpíada: