Motivação da história da águia

águia é realmente uma criatura fascinante. Possui uma visão tão poderosa que faz vislumbrar horizontes que para os outros são invisíveis. Sem esforço, ela conquista o respeito de todos que a veem, com o movimento de suas grandes asas. Além disso, uma águia aprende, desde pequena, a importância de superar limites.

O significado da águia é normalmente associado à coragem e à força; por isso, ela é chamada de "rainha dos céus", pela soberania, beleza e imponência.

Na mitologia grega, a águia é símbolo de Zeus, o mais poderoso dos deuses. Na cultura celta, é símbolo do renascimento e renovação. Para os antigos egípcios, era o símbolo da vida eterna. Os antigos romanos usavam a figura desta ave como emblema, nos escudos de batalha, porque era o símbolo reconhecido do Império Romano. Atualmente, a águia é o símbolo nacional dos Estados Unidos, e acompanha também o brasão do Colégio Monforte que carrega a filosofia da águia nas atuações do trabalho educacional.

águia simboliza nobreza, liberdade, agilidade e outras virtudes. Sua figura é usada em brasões, logotipos, associações, etc., para representar liderança, habilidade e atitude em agir diante de qualquer obstáculo, destacando seu espírito vitorioso.

A lição de uma verdadeira águia

Ela consegue alcançar alturas acima de 3.000 metros, é capaz de resistir a ventos e tempestades e continuar firme em fundamentos sólidos.

Chega a viver 70 anos e se renova aos 40, quando arranca seu próprio bico, penas e unhas velhas e, então, parte para o famoso voo de renovação, para viver mais 30 anos.

Constrói seu ninho para durar em rochas nas alturas, com grandes galhos e ramos. Pronta para começar a sua família, casa-se por toda a vida. A mamãe águia põe um ou dois ovos, o pai águia se incumbe dos proventos da família.

No momento certo, a mãe águia agita seu ninho e, com o bater das suas asas, ela, deliberadamente, empurra o primeiro filhote para fora do ninho, e lá se vai a pequenina águia em queda livre. Antes de quase bater no chão, a mamãe e papai águia se arremetem bem por baixo dela e, gentilmente, a seguram em suas grandes asas, de volta para o ninho, até o próximo voo sublime.

Arrojada por natureza, de modos majestosos, incansável em resistência e emocionante no voo, a águia é, provavelmente, um dos pássaros mais incríveis que Deus criou! E não é mera coincidência que Ele quisesse comparar-nos com essa criatura surpreendente. Por isso, voe alto, como as águias.