Maria Carolina de Jesus: Quarto de Despejo – Diário de Uma Favelada

Quarto de Despejo é um diário escrito por Carolina Maria de Jesus, entre 1955 e 1960, retratando sua vida na favela do Canindé, em São Paulo.

Carolina, uma mulher negra e favelada, expressa sua paixão pela leitura e pela escrita, que a ajudaram a transcender sua condição de pobreza. O livro denuncia a violência, a fome, a discriminação racial e de gênero, além das injustiças sociais enfrentadas por ela e sua comunidade.

Carolina também critica o governo e os políticos por não se preocuparem com as condições de vida dos favelados. Sua obra é uma mistura de relato pessoal, crítica social e declaração política, que mostra uma visão crua e direta da realidade das favelas brasileiras. O título Quarto de Despejo reflete a indignação de Carolina com a situação precária em que vive, comparando a favela ao lugar onde se descarta o lixo da sociedade.

O livro Quarto de Despejo é a obra-prima de Carolina Maria de Jesus. Foi traduzido para vários idiomas. Atualmente, cerca de 40 países conhecem essa obra.