A chegada do homem à Lua

No dia 20 de julho de 1969, a humanidade conquistou um feito inédito, considerado até hoje um dos maiores marcos científicos. Proclamando a célebre frase “Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”, o americano Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua. Bilhões de pessoas em todo o mundo assistiram pela televisão à cena da missão bem-sucedida da nave Apollo 11, tripulada pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins.

Edwin Aldrin acompanhou os passos do companheiro Armstrong em solo lunar; Collins permaneceu em órbita, na nave principal. Os astronautas desceram até a superfície a bordo do módulo lunar Eagle e passaram cerca de três horas caminhando sobre a Lua, fotografando e recolhendo amostras rochosas.

A corrida espacial teve início com as tensões entre Estados Unidos e União Soviética. Os dois países disputavam quem iria conquistar primeiro o feito inédito, o que canalizou grandes investimentos para as áreas de pesquisa e inovação em cada país.

A União Soviética alcançou a superfície da Lua com a Luna 2, em 1959, uma nave não tripulada. O cosmonauta Yuri Gagarin foi a primeira pessoa a viajar pelo espaço no ano de 1961, mas ele não chegou à Lua, só deu uma volta em torno da Terra.

Com o avanço do oponente, os Estados Unidos aumentaram os trabalhos para atingirem o objetivo de enviar a primeira missão tripulada à Lua até o fim daquela década. Com esse esforço, nasceu o projeto Apollo, o programa de desenvolvimento de espaçonaves com tripulação para viagens à Lua. As naves eram compostas de três partes: o módulo de serviço, com todo o maquinário, o módulo de comando, que levava a tripulação e as provisões, e o módulo lunar, projetado para se separar da nave principal e conduzir os astronautas à superfície lunar.

Construir um foguete com potência suficiente para colocar uma nave tripulada em trajetória correta até a Lua era um grande desafio. Os americanos apresentaram o foguete Saturno V, no fim da década de 1960. Com 110 metros de altura, até hoje ele é o maior foguete já construído.

Após o sucesso da missão, a Apollo 11 retornou à Terra e pousou sobre o Oceano Pacífico, no dia 24 de julho de 1969.

Fontes consultadas: Brasil Escola, Info Escola, Mundo Educação e Toda Matéria.