Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) tem como um de seus objetivos fomentar o interesse dos alunos pelas ciências naturais. Dessa forma, ao buscar desafiar os estudantes, a competição apresenta questões caracterizadas pela interdisciplinaridade, que, em um mesmo problema, é possível envolver conhecimentos de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

Apesar de abranger várias disciplinas, os conteúdos são divididos por níveis, de acordo com a série dos participantes.

• Nível A: 6.º e 7.º ano do Ensino Fundamental.
  • Nível B: 8.º e 9.º ano do Ensino Fundamental.
  • Nível C: 1.ª série do Ensino Médio.
  • Nível D: 2.ª série do Ensino Médio.
  • Nível E: 3.ª série do Ensino Médio e 4.ª série do Ensino Técnico.

Para se inscrever, basta que um representante da escola preencha a ficha de cadastro, disponível no site da olimpíada.

A olimpíada é dividida em duas fases:

• 1.ª fase: 20 questões de múltipla escolha, com duração de 2 horas.
  • 2.ª fase: 10 questões dissertativas, com duração de 2 horas.

Desde 2021, as 1.ª e 2.ª fases ocorrem de modo virtual. A partir de 2023, as escolas podem optar pela aplicação presencial.

A ONC premia 5% dos participantes da 2.ª fase com medalhas de ouro, prata e bronze, conforme as suas pontuações. Além disso, todos que acertarem pelo menos 50% da prova serão contemplados com menção honrosa.

Veja algumas de nossas notícias sobre a olimpíada: