Torneio Virtual de Química (TVQ)

O Torneio Virtual de Química (TVQ) é uma iniciativa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que visa a estimular o interesse dos jovens pela química e proporcionar uma maior aproximação entre o Ensino Médio e o Ensino Superior brasileiros.

A competição se dá parcialmente em equipes, compostas de até três alunos matriculados no Ensino Médio ou Técnico - não necessariamente do mesmo ano letivo ou da mesma escola.

Etapas da competição

O TVQ é composto por três fases:

  • A primeira fase é on-line, em grupo, e consiste de 80 afirmativas que devem ser julgadas como falsas ou verdadeiras. É permitida a pesquisa na internet ou em livros livremente - são até mesmo indicadas palavras-chave para facilitar a busca. Em geral, dá-se cerca de um mês para realização do exame. É estabelecida uma nota de corte de acordo com os resultados dos participantes e aqueles aprovados seguem para a segunda fase.
  • A segunda fase também é on-line e em grupo. Durante um mês, são liberados semanalmente dois problemas, dos quais cada grupo deve resolver apenas um (no total, há quatro semanas: assim, são oito problemas, dos quais quatro devem ser resolvidos). Nessa fase, também é permitida a pesquisa externa para resolução. Novamente, há uma nota de corte que define quem passa para a terceira fase.
  • A terceira fase, por sua vez, é presencial e individual, realizado em sedes regionais, à semelhança das provas de olimpíadas mais tradicionais como a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). Tem geralmente duração de quatro horas e apresenta duas partes: uma objetiva, com 10 questões, e uma discursiva, com 6 questões, as quais tratam de temas de Ensino Médio ou outros discutidos nas duas primeiras fases do torneio. Não é permitida a consulta a nenhum tipo de material, o que permite avaliar realmente o conhecimento individual de cada aluno.