Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec)

Praticada artesanalmente por nossos ancestrais humanos, a biotecnologia foi usada para transformar recursos naturais em novos alimentos, bebidas e remédios. Hoje, já compreendida como ciência, nos ajuda a produzir vacinas, a enfrentar doenças e pandemias sem desanimar.

A Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec) nasceu para alimentar a curiosidade e o espírito investigativo dos jovens, para que os estudantes de hoje, e cientistas do futuro, não percam o espírito da ciência: a chama do aprender.

Participação

A OBBiotec é aberta aos alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, contemplando também aqueles que estão no Ensino Técnico.

A inscrição poderá ser feita pela escola onde o estudante estiver matriculado ou pelo próprio estudante.

• Nível A: 8.º e 9.º ano do Ensino Fundamental.
  • Nível B: 1.ª à 3.ª série do Ensino Médio.
  • Nível C: Ensino Técnico, concomitante ou subsequente.

Fases da competição

O processo seletivo relativo à OBBiotec é realizado em duas etapas:

• 1.ª etapa: nesta etapa, o estudante poderá realizar a prova fora do ambiente escolar, na data e horário que desejar, mas dentro do período especificado pela comissão organizadora da olimpíada.
  • 2.ª etapa: somente participarão desta etapa os estudantes classificados na 1.ª fase. Esta prova é realizada on-line, de forma síncrona, em ambiente escolar, sob monitoramento dos representantes/colaboradores escolares, em data e horário agendados pelas escolas, sendo dentro do período anteriormente especificado pela comissão organizadora da olimpíada.

As provas da primeira e da segunda fase têm duração de, no máximo, 120 minutos (duas horas).

Veja algumas de nossas notícias sobre a olimpíada: