Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG)

A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) tem sido realizada desde 2015 e consta de uma fase nacional, composta de etapas on-line e presencial, e também uma fase internacional.

A Comissão Organizadora da OBG é formada por uma equipe de professores de várias instituições de ensino superior brasileiras, sob a coordenação do Prof. Dr. Clibson Alves dos Santos e o Prof. Dr. Paulo Henrique de Souza, do Curso de Geografia/Instituto de Ciências da Natureza/UNIFAL-MG e do Prof. Dr. Raul Reis Amorim, do Instituto de Geociências/UNICAMP, tendo ainda colaboração da Prof.ª Dra. Gabrielle Cifelli, pesquisadora colaboradora no Instituto de Geociências/UNICAMP.

Os estudantes participantes da OBG deverão demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes. Eventos dessa natureza primam pela competição, mas o objetivo da comissão científica da OBG é criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.

A olimpíada se desdobra em duas partes: as Etapas On-line, a nível Estadual (três fases), e a Etapa Presencial, com equipes classificadas por estados (ver regulamento). As questões de ambas as fases correspondem a discussões sobre temas relacionados à Geografia Geral, Fundamentos de Cartografia Básica e Aplicada, bem como o uso de Geotecnologias, abordando temáticas previstas nas bases curriculares atuais.

• Primeira fase on-line terá 20 questões de múltipla escolha e 1 tarefa.
  • Segunda fase on-line terá 15 questões de múltipla escolha e 2 tarefas.
  • Terceira fase on-line terá 5 questões de múltipla escolha e 3 tarefas.
  • Quarta fase presencial será composta de atividades teóricas e práticas, a serem indicadas em regulamento específico.

As tarefas se constituem várias questões relacionadas a um tema ou material específico.

A OBG preza pela valorização e a defesa da ciência geográfica no âmbito escolar, mostrando a amplitude da Geografia como uma área fundamental para entender os desafios da sociedade contemporânea, mas também indicar potenciais soluções, fortalecendo a formação para o exercício da cidadania e da responsabilidade social.

Veja algumas de nossas notícias sobre a olimpíada: