A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas Mirim (OBMEP Mirim) é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da B3 Social e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida também com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo IMPA com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com o Ministério da Educação (MEC).

A OBMEP Mirim é dirigida aos alunos dos 2.º, 3.º, 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e federais e de escolas privadas localizadas no território brasileiro.

Para participar, é necessário que a escola efetue a inscrição através do site oficial da olimpíada. Não há nenhum custo para as escolas públicas, entretanto, para as escolas particulares há uma taxa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de alunos inscritos.

Para fins de competição, os estudantes são divididos nos seguintes níveis:

• Mirim 1: 2.º e 3.º ano do Ensino Fundamental.
  • Mirim 2: 4.º e 5.º ano do Ensino Fundamental.

A competição é dividida em duas fases:

• 1.ª fase: 15 questões de múltipla escolha, com duração de 1 horas e 30 minutos.
  • 2.ª fase: 15 questões de múltipla escolha, com duração de 1 horas e 30 minutos.

A escola inscrita terá direito a classificar para a 2.ª fase da Olimpíada Mirim – OBMEP 20% (vinte por cento) do total de alunos inscritos, por nível: 20% dos inscritos no Mirim 1 – 2.º e 3.º anos do Fundamental e 20% dos inscritos no Mirim 2 – 4.º e 5.º anos do Fundamental.

A partir das pontuações obtidas na 2.ª fase da OBMEP, os estudantes que mais se destacarem dentro de seus níveis serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, juntamente com menções honrosas.

Objetivos da competição

• Estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil.
  • Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso ao material didático de qualidade.
  • Promover a difusão da cultura matemática.
  • Identificar jovens talentos.
  • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Veja algumas de nossas notícias sobre a olimpíada: