Olimpíada Brasileira de Física (OBF)

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) apresenta aos estudantes uma nova maneira de aplicar os seus conhecimentos. Por meio de problemas criativos, busca estimular o raciocínio dos alunos, despertando a curiosidade e o interesse dos jovens por essa ciência.

A OBF é aberta aos alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Para fins de competição os estudantes são divididos do seguinte modo:

• Nível 1: 8.º e 9.º ano do Ensino Fundamental.
  • Nível 2: 1.ª e 2.ª série do Ensino Médio.
  • Nível 3: 3.ª e 4.ª série do Ensino Médio/Ensino Técnico.

Sobre a prova

Desde 2021, a prova é composta por três etapas:

• 1.ª fase: 20 questões de múltipla escolha, com duração de 4 horas.
  • 2.ª fase: 8 questões dissertativas, com duração de 4 horas.
  • 3.ª fase: avaliação teórica/experimental, com duração de 3 horas.

Na 2.ª fase, ocorre a chamada “Prova Especial Teórica de 2.ª e 3.ª Fase”, em que, primeiramente, serão avaliados os resultados numéricos propostos pelo participante. Os alunos que atingirem a nota de corte (baseada na quantidade de acertos) passarão por uma nova avaliação, na qual apenas as resoluções serão consideradas para determinar a pontuação final.

Para os estudantes do 8.º ano do Ensino Fundamental e da 3.ª e 4.ª série do Ensino Médio, a terceira etapa consistirá apenas na avaliação das resoluções apresentadas na 2.ª fase. Contudo, para os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental e da 1.ª e 2.ª série do Ensino Médio, além da avaliação teórica, também haverá uma etapa experimental.

Os alunos com as melhores pontuações na OBF serão selecionados para participar das Seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Física (SOIF), que classificarão os estudantes que irão representar o Brasil nas competições internacionais.