Olimpíada Canguru de Matemática (OCM)

A Olimpíada Canguru de Matemática (OCM) é a melhor oportunidade para desenvolver a habilidade mais importante em todo e qualquer tipo de prova que você enfrentará ao longo de sua jornada: o raciocínio lógico. A OCM apresenta questões com diferentes níveis de dificuldade, então, não é preciso ser um expert em matemática para participar. O segredo é aliar o seu conhecimento com uma boa estratégia para conseguir um bom resultado.

Na Canguru de Matemática, a inscrição deve ser realizada exclusivamente pela escola. Há um custo de inscrição tanto para as escolas públicas como para as escolas particulares, porém, as escolas públicas possuem 50% de desconto.

A olimpíada é aberta aos estudantes do 3.º ano do Ensino Fundamental até a 3.ª série do Ensino Médio. Sendo assim, os alunos serão organizados nos seguintes níveis:

• Nível P (Pre Ecolier): 3.º e 4.º ano do Ensino Fundamental.
  • Nível E (Ecolier): 5.º e 6.º ano do Ensino Fundamental.
  • Nível B (Benjamin): 7.º e 8.º ano do Ensino Fundamental.
  • Nível C (Cadet): 9.º ano do Ensino Fundamental.
  • Nível J (Junior): 1.ª e 2.ª série do Ensino Médio.
  • Nível S (Student): 3.ª série do Ensino Médio.

A Canguru é realizada em fase única, com duração de 1 hora e 40 minutos.

Para os níveis P e E, a prova é composta por 24 questões de múltipla escolha, contudo, para os demais níveis a prova é composta por 30 questões.

As questões são divididas em fáceis, médias e difíceis, sendo que a pontuação por questão é proporcional ao nível de dificuldade apresentado. A distribuição da pontuação ocorre do seguinte modo:

• Para os níveis P e E:
    • Questões 1 a 8: 3 pontos cada questão.
    • Questões 9 a 16: 4 pontos cada questão.
    • Questões 17 a 24: 5 pontos cada questão.
  • Para os níveis restantes:
    • Questões 1 a 10: 3 pontos cada questão.
    • Questões 11 a 20: 4 pontos cada questão.
    • Questões 21 a 30: 5 pontos cada questão.

Diferentemente das outras olimpíadas, a Canguru oferece uma penalidade na pontuação para cada alternativa incorreta. Logo, ao errar uma questão, o aluno perde 25% da pontuação atribuída a ela. Ou seja, ao errar uma questão, o aluno perde:

• 0,75 ponto nas questões de 3 pontos.
  • 1 ponto nas questões de 4 pontos.
  • 1,25 ponto nas questões de 5 pontos.

Também há a possibilidade de “anular” a questão, ou seja, deixá-la em branco. Dessa forma, não há ganho e nem perda de pontuação. É uma alternativa estratégica para preservar a pontuação já acumulada.

Os critérios para ser premiado variam conforme o tipo de aplicação escolhida pela sua escola:

• Na aplicação presencial, os estudantes irão competir em âmbito nacional. Em todo o Brasil, 10% dos participantes, em cada nível, serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa (na Canguru, a menção honrosa vem em forma de medalha).
  • Na aplicação virtual, a disputa ocorrerá entre os estudantes da mesma escola. Em cada nível, 10% dos participantes da escola serão premiados. O tipo de premiação será determinado de acordo com a nota de corte nacional para a aplicação virtual. Caso o estudante com a melhor pontuação não atinja a nota de corte mínima, ele, obrigatoriamente, será premiado com menção honrosa.

Veja algumas de nossas notícias sobre a olimpíada: