Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr)

A Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) tem por objetivos estimular Ciências da Natureza, de modo especial a Química, contribuir na melhoria do ensino e identificar jovens talentos com aptidão para as Ciências da Natureza.

A OBQJr é uma olimpíada para estudantes do 8.º e 9.º anos. O exame funciona em duas fases, sendo a primeira fase sendo constituída por 20 questões objetivas. Vale ressaltar que esta fase possui somente caráter eliminatório.

A segunda fase é constituída por 10 questões objetivas (que somam 40 pontos) e 3 questões subjetivas (que somam 60 pontos). As premiações possuem notas definidas, que funcionam da seguinte forma:

• Notas de 95 a 100: medalhas de ouro.
  • Notas de 85 a 94,9: medalhas de prata.
  • Notas de 70 e 84,9: medalhas de bronze.
  • Notas de 50 a 69,9: menção honrosa.

É importante lembrar que somente a segunda fase conta para as notas finais. Os alunos que possuírem notas superiores a 80,00 estarão classificados para a OBQ modalidade A no ano seguinte.

A OBQJr é uma importante porta de entrada para o meio olímpico, pois introduz aos alunos as olimpíadas de química, fomentando o espírito olímpico, consequentemente instigando que aluno se dedique para que consiga seus objetivos e que esse se interesse pela área das ciências das naturezas

O exame exige que o aluno possua conhecimento de química geral, como modelos atômicos, fenômenos físicos, fenômenos químicos, química ambiental, propriedades periódicas, ligações químicas, separações de misturas, distribuição eletrônica, entre outros assuntos que estão disponíveis no site da olimpíada.