Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é uma competição que apresenta uma nova maneira de estudar História do Brasil. Ela propõe a aprendizagem de temáticas importantes a partir da análise de fontes históricas diversas, promovendo a interação entre alunos e professores e fomentando o aprendizado em ambientes digitais.

A participação na ONHB se dá através de equipes, que devem formadas por três alunos, juntamente com o professor de história da escola. Os três estudantes da equipe podem ser de séries diferentes (8.º ano do Ensino Fundamental à 3.ª série do Ensino Médio), desde que pertençam à mesma instituição.

A inscrição da equipe pode ser realizada por um dos próprios estudantes, pelo professor de história ou por algum funcionário que trabalhe na instituição, devendo ser efetuada diretamente no site da olimpíada, mediante ao preenchimento da ficha de cadastro da equipe. Além disso, há uma taxa de inscrição que deve ser paga para validar o cadastro da equipe, com gratuidade na inscrição para estudantes de escolas públicas. Normalmente, a comissão organizadora da competição abre dois períodos de inscrição, em que o primeiro possui taxa de inscrição mais barata em relação ao segundo período.

As equipes passam por 6 fases on-line, com duração de uma semana cada, além de uma final presencial, a qual ocorre na Universidade Estadual de Campinhas (Unicamp):

• 1.ª fase: 10 questões de múltipla escolha + 1 tarefa.
  • 2.ª fase: 10 questões de múltipla escolha + 1 tarefa.
  • 3.ª fase: 11 questões de múltipla escolha + 1 tarefa.
  • 4.ª fase: 11 questões de múltipla escolha + 1 tarefa.
  • 5.ª fase: 1 tarefa.
  • 6.ª fase: 1 tarefa.
  • Fase final: é composta por desafios diversos.

É importante destacar que, apesar de ser composta por questões de múltipla escolha, não existe apenas uma alternativa correta por questão, mas, sim, três opções corretas e uma incorreta. As alternativas possuem pesos distintos (que variam entre 0, 1, 4 e 5), de acordo com o nível de “exatidão” da resposta. Dentre as opções corretas, existe uma que responde melhor a questão, e a ela é atribuído peso 5.

A partir de 2024, ocorre a separação da concorrência das equipes por níveis. Ou seja, os grupos formados por estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio irão competir com equipes compostas por alunos dos mesmos níveis de ensino, criando um maior equilíbrio entre os participantes.

O número de equipes aprovadas em cada fase dependerá da quantidade de inscritos em cada nível de ensino. A seleção das equipes para a etapa seguinte é feita por meio da pontuação baseada no desempenho da equipe até aquele momento. Essa pontuação é dada através das respostas das questões e tarefas, sendo acumulativa para as próximas etapas:

• 1.ª fase: serão aprovados no mínimo 90% e eliminados 10% dos participantes.
  • 2.ª fase: serão aprovados no mínimo 70% e eliminados 30% dos participantes.
  • 3.ª fase: serão aprovados no mínimo 60% e eliminados 40% dos participantes.
  • 4.ª fase: serão aprovadas no máximo 1800 equipes.
  • 5.ª fase: serão aprovadas todas as equipes que enviarem a tarefa.
  • 6.ª fase: serão convocadas no mínimo 200 equipes.
  • Fase final: entrega das medalhas de acordo com a pontuação das equipes.

As equipes que obtiverem as melhores pontuações durante a fase final serão premiadas com medalhas de ouro, prata ou bronze. Para as equipes que chegaram até a final, mas não conseguiram a pontuação das outras medalhas, serão entregues medalhas de cristal, que assemelham-se às menções honrosas.

Além disso, todos os participantes da competição receberão certificados de participação, constando as fases que a equipe percorreu durante a olimpíada.