Palestras especiais: Alerta Sarampo (2019)

Com a iniciativa de realizar uma aula diferenciada e abordar a importância da imunização, as professoras de Biologia, Simone e Solange Ribeiro, abordaram o tema Alerta Sarampo de maneira informativa e dinâmica.

Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.

A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contém os agentes infecciosos. Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados.

Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado – como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.

Após a palestra houve um debate de grande valia, o qual os estudantes puderam sanar todas as suas dúvidas e compreender a importação da vacinação.

Fotos Relacionadas