Alunos do Jardim 2 do Colégio Monforte encenam a chegada dos portugueses no Brasil (2022)

O "Descobrimento do Brasil" ocorreu no dia 22 de abril de 1500. Nesta data, as caravelas da esquadra portuguesa, comandadas por Pedro Álvares Cabral, chegaram ao litoral sul do atual estado da Bahia. Era um local que havia um monte, que foi batizado de Monte Pascoal.

No dia 24 de abril, dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros que habitavam a região e os portugueses. De acordo com os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha, foi um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural entre estes dois povos.

Os alunos do Jardim 2 representaram, através de uma linda apresentação, a chegada dos portugueses no Brasil e o seu primeiro contato com os indígenas.

Os figurinos e acessórios, característicos da época, foram produzidos em sala com os alunos, que, com o auxílio da professora, pesquisaram como eram as vestimentas e detalhes dos portugueses e indígenas.

A apresentação aconteceu no auditório do Colégio e foi prestigiada pelos pais dos alunos da Educação Infantil.

As apresentações musicais e teatrais são importantes ferramentas pedagógicas que estimulam o aprendizado e fixação dos conteúdos. Por meio do lúdico, as crianças apresentam sua própria compreensão da teoria saindo da rotina da sala de aula.