Novo Ensino Médio do Colégio Monforte

O Novo Ensino Médio proposto pelo MEC é o perfil pedagógico adotado pelo Colégio Monforte. A completa formação do(a) estudante sempre foi o nosso projeto de vida, acalentado com muita dedicação aos nossos alunos. Pelo olhar, pela criatividade e interesse em aprender, tem sido o(a) aluno(a) a nos conduzir em uma longa caminhada educacional.

Desde o início, em 2003, quanto empenho dos professores em oferecer educação de qualidade! Nossa retrospectiva aponta com certeza à qualidade de tudo que nos propomos a fazer e a dedicação de todos resulta neste excelente trabalho pedagógico. Brilhantes desempenhos dos alunos em olimpíadas científicas, feiras de ciências, apresentações de teatro, mostras de arte e projetos de pesquisas. Vemos a nossa escola implantada nos domínios da natureza e nas ciências humanas, nas vivências dos laboratórios e nas tecnologias adotadas por nossa escola. Professores em constante atualização, na observação do caminhar dos estudantes ao longo do tempo. Orientadores no amparo às necessidades emocionais dos alunos. Pais e responsáveis em permanente parceria conosco. E nosso Sistema de Ensino Objetivo agregando cada vez mais conhecimento e valores sociais aos nossos alunos.

Manter-se na lembrança da vida escolar das pessoas por 20 anos com o título de melhor escola, é uma conquista que muito nos honram.

O nosso itinerário tem sido pavimentado por cada estudante. Seja nas salas de aula, testando nos laboratórios, apresentando-se em um palco, conquistando medalhas científicas, ou simplesmente se sentando nas cadeiras do pátio, em meio a conversas e risos, são crianças e jovens que nos engrandecem e nos enchem de orgulho.

Ao longo da pandemia da COVID-19, iniciada em 2020, o toque dos dedos tem sido digital e o esforço tem sido posto em prova. Mas a tela da imaginação não se apagou. A distância não permitiu que os professores largassem as mãos dos alunos.

Com o Novo Ensino Médio, o(a) estudante poderá optar entre dois domínios: Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Dentro deles, estruturam-se duas grandes esferas: Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, que comportam as disciplinas de todas as áreas do conhecimento (conforme o quadro detalhado adiante).

Com um currículo mais flexível, o(a) aluno(a) poderá aprofundar os estudos nas áreas em que apresentar maior interesse ou considerar relevantes para si, para a sociedade, para o planeta. Uma educação que envolve aspectos intelectuais, físicos, emocionais, sociais e culturais.

Em 2021, demos início à 1ª série do Novo Ensino Médio. Em 2022, será a vez da 2ª série e, em 2023, a implantação irá chegar à 3ª série.

No Colégio Monforte, mais uma vez, com dedicação e entusiasmo, os professores preparam aulas, laboratórios e oficinas para que o(a) aluno(a), como sempre, possa escolher por qual porta entrar, por qual degrau subir, por qual pódio se erguer, por qual palco brilhar.

1ª série

3 - Oficina de Arte
4 - Oficina Multidisciplinar
5 - Projeto de Vida

Observação: na 2ª série teremos ainda Itinerários Formativos de Aprofundamento em Português, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês, História e Geografia.

Conheça de perto o Novo Ensino Médio do Colégio Monforte.

Estamos à disposição.

Direção Escolar.