Novo Ensino Médio do Colégio Monforte

A reforma do Ensino Médio a ser implantada pelo Colégio Monforte a partir de 2021, atende a Lei 13.415/2017, que altera a Lei de Diretrizes e Bases de 1996.

O material didático do desenvolvimento da proposta curricular é o do Sistema Objetivo de Ensino e a principal meta é aproximar a escola da realidade dos alunos, considerando as novas demandas do mundo do trabalho e a complexidade da vida social contemporânea. A medida visa colocar os jovens como protagonistas e promover o engajamento e a participação mais ativa na vida escolar.

Para o Colégio Monforte, a reforma do Ensino Médio significa uma oportunidade de reafirmar seu compromisso com a educação de qualidade. Nosso projeto contempla a flexibilidade curricular pretendida pela legislação, bem como preserva nossa tradição educacional, que conduz com sucesso jovens para o Ensino Superior há quase 20 anos.

Além das aprendizagens comuns e obrigatórias, definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes poderão se aprofundar em áreas que mais se relacionam com os seus interesses e talentos, os chamados Itinerários Formativos. Os alunos passam a contar também com disciplinas eletivas, em caráter opcional, que têm por finalidade ampliar conhecimentos em áreas de interesse.

Outra mudança é que agora os alunos podem ter 20% de carga horária de aulas regulares específicas em EaD. As aulas serão gravadas e disponibilizadas para os alunos.

O Novo Ensino Médio também prevê o desenvolvimento obrigatório de um "Projeto de Vida" para os estudantes em todas as escolas. A BNCC declara que "a escola acolhe as juventudes e assume o compromisso com a formação integral, uma vez que promove seu desenvolvimento pessoal e social, por meio da consolidação e construção de conhecimentos, representações e valores que incidirão sobre seus processos de tomada de decisão ao longo da vida".

Em termos gerais, o "Projeto de Vida" no Colégio Monforte foi planejado tomando como base a consciência, a autonomia e o protagonismo do aluno. São propostas, por exemplo: aulas menos expositivas e com maior participação dos alunos, Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares (atividades culturais), possibilidades de trabalho voluntário não obrigatório e projetos de pesquisa que envolvam a comunidade na resolução de problemas.

O Novo Ensino Médio no Colégio Monforte em 2021 inicia para as turmas de 1.º ano, e gradativamente, alcançará as turmas de 2.º e 3.º anos, assim, contaremos com o engajamento  de todos os alunos e seus familiares para esses novos desafios que contemplam a boa formação de nossos estudantes do ensino regular.