Parabéns, Eduardo Nobre! Medalha de prata na Olimpíada Camaleão de Química (OCQ)

Eduardo Nobre Perez de Paiva, aluno da 1ª série do Ensino Médio, conquistou medalha de prata na Olimpíada Camaleão de Química (OCQ), realizada em junho de 2021.

O Portal Monforte acompanha sua trajetória e traz aos leitores um pouco de sua história. Acompanhe a entrevista:

Portal Monforte: Eduardo, qual a fórmula para ser um bom aluno?

Eduardo Nobre: Para mim, a "fórmula" é ser autodidata e ir atrás de algo mais nos conteúdos. Claro que o conteúdo escolar tem sentido e foi bem planejado, mas nem sempre irá atender às necessidades de todos os alunos ao mesmo tempo.

Portal Monforte: Qual foi a conquista olímpica mais importante?

Eduardo Nobre: A terceira medalha de ouro consecutiva na OCM, porque ela mostra a consistência dos meus resultados.

Portal Monforte: O que te fascina em participar das olimpíadas?

Eduardo Nobre: A competitividade saudável (não o mesmo que rivalidade), porque ela ensina, antes de tudo, a ganhar e perder, além de encorajar os alunos a se superarem nos resultados.

Portal Monforte: Qual é sua matéria predileta?

Eduardo Nobre: Não há nenhuma disciplina que eu não goste em particular; me encanto por várias, como Matemática, por exemplo. Mas a Biologia é fascinante: estudar a vida e seus mecanismos é adorável.

Portal Monforte: Quais conselhos daria para quem deseja ingressar em uma universidade internacional?

Eduardo Nobre: Pesquisar sobre a universidade, principalmente seus processos seletivos e os pré-requisitos para a entrada; dominar a língua estrangeira; e ter um planejamento financeiro.

Portal Monforte: Dê uma dica de estudo para os alunos que desejam seguir o seu caminho.

Eduardo Nobre: Não existe receita mágica; é preciso, assim como em qualquer outra coisa, disciplina, autoconfiança e espírito vencedor. Contudo, a minha dica é que você defina de forma bem clara os seus objetivos, pois assim você perceberá que o estudo não é uma obrigação, e, sim, uma ferramenta que vai te levar aonde você quer chegar.